Chegou a hora de escolher uma carreira e você notou que gosta tanto de animais, a ponto de dedicar sua vida aos cuidados deles. Então, cursar Medicina Veterinária talvez seja o que você precisa pra alcançar o sucesso profissional.
Como a decisão por uma graduação envolve uma série de questões, sobretudo a parte financeira, resolvemos dedicar este post a explicar quanto custa uma faculdade de Medicina Veterinária. Dessa forma, se este for seu sonho, você pode se planejar financeiramente e ter maior tranquilidade durante o curso. Fique com a gente nesta leitura!
Quanto custa a faculdade de Medicina Veterinária?
O preço da faculdade de Medicina Veterinária é influenciado pela ampla infraestrutura física e tecnológica pra realização de atividades práticas e teóricas –– além, claro, do pagamento dos salários dos professores e especialistas.
Por ser um curso da área da saúde, os alunos precisam necessariamente participar de aulas em espaços como:
- laboratórios (anatomia animal, microbiologia, nutrição, histologia e microscopia, doenças infectocontagiosas etc.);
- sala de técnica cirúrgica;
- ambulatórios;
- hospital veterinário;
- centro de tecnologia em pecuária (principalmente no caso de áreas rurais);
- sala de anestesia;
- auditório.
A região onde fica a faculdade também acaba pesando no preço, porque indica demandas específicas para os profissionais que ali se formam. Um exemplo disso é uma instituição próxima à zona rural, que profissionaliza alunos pra trabalharem com animais de grande porte, como cavalos e gado.
Quer uma notícia boa? Dá pra encontrar faculdades de excelência com preços muito acessíveis. Pra ter um exemplo mais claro, a Pitágoras oferece esse curso nos estados do Espírito Santo, Maranhão e Minas Gerais. As mensalidades são oferecidas a partir de R$ 1.124,06*. Além disso, a gente conta com uma ampla oferta de bolsas de estudo pra Medicina Veterinária, que você vai conhecer mais adiante neste texto.
O que vou pagar além do valor da faculdade de Medicina Veterinária?
Como em todos os cursos de graduação, o valor da faculdade de Medicina Veterinária também é acrescido por despesas pessoais. Então, em seu planejamento financeiro, você deve incluir gastos com:
- moradia (se precisar se mudar para outra cidade);
- transporte;
- alimentação;
- livros e materiais para a faculdade;
- computador;
- kit de instrumentos veterinários (pinças, bisturis, tesoura, luvas etc.);
- jaleco;
- despesas com participação em eventos especiais (congressos, palestras, visitas técnicas etc.)
Quais são as possibilidades de desconto e financiamento?
Você acabou de conhecer uma estimativa de preços para a faculdade de Veterinária e outras despesas a serem consideradas ao longo do curso. Se estiver achando que o custo total pode pesar no seu bolso, aqui vai uma ótima notícia. Se liga!
Esses números são referentes aos valores brutos da mensalidade, mas há programas de bolsa em Medicina Veterinária ou financiamento estudantil que estão dando fôlego financeiro para muitos alunos. Vamos falar sobre eles agora, com base nas políticas da Pitágoras.
Prouni
Essa é a mais importante iniciativa de acesso ao ensino superior do governo federal. Ao longo de 20 anos, o Programa Universidade para Todos (Prouni) já ofereceu mais de 1,5 milhão de bolsas de estudos integrais (100%) e parciais (50%) a pessoas de baixa renda.
Há duas edições por ano, no primeiro e no segundo semestre. Pra fazer a inscrição no Prouni, é preciso cumprir os requisitos abaixo:
- pra bolsas integrais: ter renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa;
- pra bolsas parciais: ter renda familiar bruta de até 3 salários mínimos por pessoa;
- ter estudado o ensino médio em escola pública ou em particular, desde que como bolsista integral;
- ter feito a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
- obter, no mínimo, 450 pontos na prova e não zerar a redação.
FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é o programa federal de crédito estudantil. Com ele, é possível financiar até 100% das mensalidades da graduação com taxa zero, dependendo de sua faixa de renda.
Bolsa Incentivo
Se você tiver dificuldades financeiras, por quaisquer motivos, pode contar com a Bolsa Incentivo. Pra isso, é preciso fazer o pedido no ato da inscrição do vestibular e participar do processo seletivo. Cada caso vai ser analisado e, conforme a situação, é destinado um percentual de desconto.
Bolsa Primeiro Semestre
O primeiro semestre da faculdade geralmente tem muitos gastos. Então, essa bolsa oferece até 20% de desconto na mensalidade para os alunos calouros.
Transferência
Alunos transferidos de outras faculdades podem obter até 60% de desconto em Medicina Veterinária até o fim do curso.
Nota do Enem
Sua nota do Enem vale ouro. Isso porque se seu desempenho no exame for alto, é possível obter até 100% de bolsa em Medicina Veterinária. Veja as pontuações e percentuais de desconto:
- até 600 pontos: 10%;
- de 601 a 750 pontos: 20%;
- de 751 a 900 pontos: 80%;
- acima de 901: 100%.
Parcerias e convênios
Outro tipo de bolsa em Medicina Veterinária resulta de parcerias e convênios. É o caso do Convênio Empresa, que oferece descontos a funcionários de empresas parceiras.
Outro exemplo são as bolsas para categorias específicas, como militares e servidores públicos, incluindo dependentes e cônjuges.
Como é a faculdade de Medicina Veterinária?
A graduação em Medicina Veterinária é um curso de Bacharelado, oferecido nas modalidades presencial e semipresencial. Com duração de até 5 anos, o objetivo é te preparar pra cuidar da saúde de animais de diferentes espécies e portes, sempre agregando conhecimento teórico e muita prática.
Além da assistência clínica, a faculdade também vai te orientar a atuar na indústria agropecuária. Alguns exemplos são o manejo de criações, apoio à reprodução, melhoramento genético, inspeção de produtos bem como na pesquisa científica para avanços tecnológicos na medicina animal.
Pra isso, você vai cursar disciplinas como as seguintes:
- Anatomia;
- Anatomia aplicada à cirurgia;
- Anestesiologia;
- Bioquímica;
- Farmacologia;
- Genética;
- Ginecologia veterinária.
- Histologia e Embriologia Animal;
- Nutrição;
- Prática cirúrgica;
- Suinocultura.
Pra complementar a grade curricular, também são realizadas parcerias pedagógicas pra assuntos de interesse do aluno. No caso da Pitágoras, a gente tem a Aula Destaque, com nomes de peso da Saúde, como Caio Rosenthal, Jairo Bouer e Fernando Gomes.
Ainda, pra incentivar a empregabilidade, a gente tem o Canal Conecta, com vagas de emprego e estágio em Veterinária.
Por que vale a pena investir?
Além do atendimento à saúde de animais domésticos, quem deseja atuar na profissão vê um mercado amplo. Tanto que o salário de Medicina Veterinária pode alcançar R$ 8.922,11*.
Especialmente se você se especializar em áreas-chave, assim como na Medicina, suas possibilidades de ganhos podem aumentar ainda mais. Veja algumas em alta!
Atendimento clínico
- Análise e diagnóstico em laboratórios.
- Acupuntura.
- Cardiologia.
- Cirurgia.
- Comportamento animal.
- Dermatologia.
- Endocrinologia.
- Fisioterapia.
- Hematologia.
- Homeopatia.
Indústria
- Desenvolvimento de produtos voltados ao consumo animal.
- Gestão de rebanhos.
- Inspeção e controle de qualidade de produtos de origem animal.
- Métodos reprodutivos.
Institutos de pesquisa
- Centros de pesquisa e controle de zoonoses.
- Desenvolvimento e comercialização de medicamentos.
Órgãos do governo e ONGs
- Programas de preservação ambiental em órgãos públicos como Ibama e Embrapa.
- ONGs de resgate e proteção de animais.
Seja um profissional de sucesso!
Agora que você já sabe quanto custa uma faculdade de Medicina Veterinária e como essa profissão pode ser excelente para você, não vá embora de ser dar o próximo passo: inscreva-se na Faculdade Pitágoras e tenha uma formação de alto nível!
*Sujeito à alteração