Você já parou para pensar que, após um diretor tomar uma decisão, alguém precisa fazer as coisas acontecerem? Esse alguém é o secretariado executivo: a ponte entre o executivo e as pessoas dentro e fora da empresa.
O papel do secretariado é otimizar a rotina e a comunicação dos administradores. Aliás, cada vez mais isso vem se tornando uma função específica e valorizada.
Neste conteúdo, você vai conhecer o curso de Secretariado e as características dessa profissão. Continue a leitura e tire as suas dúvidas!
- 1 O que é Secretariado Executivo?
- 2 Quais são as principais atribuições para Secretariado Executivo?
- 3 Quais são os cargos e as funções possíveis no setor de Secretariado Executivo?
- 4 Quais são as médias salariais para atuar no segmento de Secretariado Executivo?
- 5 Como atuar na área de Secretariado Executivo?
O que é Secretariado Executivo?
O secretariado executivo é o assessor imediato e de confiança da alta administração da empresa, como diretores e presidentes. Em seu trabalho, o profissional é responsável pela gestão de rotinas e pela comunicação interpessoal dos executivos. Logo, é bastante valorizado.
Diversos níveis empresariais contam com secretariado, e o diferencial do executivo é trabalhar no topo da empresa. Quem exerce a função, além do profundo domínio das rotinas administrativas, precisa se adaptar a essa responsabilidade.
O profissional também se adapta à área de atuação. Assim como os diretores financeiros e comerciais têm funções parecidas em alguns aspectos e diferentes em outros, por exemplo, seus secretários precisam se ajustar às características do setor em que atuam.
É comum, por exemplo, o secretariado executivo se destacar por falar um segundo idioma ou ter qualificações profissionais. Tudo depende do tipo de apoio necessário para contribuir com as decisões e ações do executivo.
Quais são as principais atribuições para Secretariado Executivo?
As funções de secretariado executivo mudam um pouco conforme o departamento e o nível da empresa em que você está. Um bom resumo do que faz o profissional pode ser encontrado no CBO 2523-05 (classificação brasileira de ocupações):
assessoram os executivos no desempenho de suas funções, atendendo pessoas (cliente externo e interno) e gerenciando informações;
elaboram documentos;
controlam correspondência física e eletrônica;
prestam serviços em idioma estrangeiro;
organizam eventos e viagens;
supervisionam equipes de trabalho;
gerem suprimentos;
arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.
Perceba que muitas funções utilizam dos conhecimentos de Administração. No entanto, assim como acontece na Gestão Financeira e na Gestão de RH, as situações e os desafios específicos abrem a possibilidade de um tecnólogo.
Nesse caso, em vez de ter alguns módulos ligados ao tema, a faculdade vai priorizar os conteúdos e assuntos relacionados ao secretariado. E você estará especializado na área após terminar a faculdade.
Quais são os cargos e as funções possíveis no setor de Secretariado Executivo?
A forma como o trabalho do secretariado se relaciona com as atividades do executivo pode ser diferente, dependendo da empresa. Os cargos mais comuns são: secretário, auxiliar, assistente e assessor.
Além disso, as funções costumam estar ligadas ao nível do cargo assessorado. Há secretariado da presidência, da diretoria, do gabinete e assim por diante.
Também é comum você começar como profissional júnior, passando pelo nível pleno e sênior conforme o tempo e os resultados no serviço.
Quais são as médias salariais para atuar no segmento de Secretariado Executivo?
Um dos incentivos para fazer a graduação em Secretariado é o mercado de trabalho. São diversas vagas disponíveis e boas remunerações.
De janeiro a maio de 2021, por exemplo, já foram contratados 13.945 secretários executivos e bilíngues. O saldo (contratações – demissões) está em 3.492, segundo o Caged do Ministério do Trabalho.
Segundo o Vagas, a média salarial está em R$ 2.974,00*. Um ponto interessante é que existe a perspectiva de crescimento de carreira ao aprender novos idiomas. O secretariado bilíngue, por exemplo, tem média de R$ 3.849,00*.
Como você pode fazer a faculdade de secretariado em 3 semestres, o retorno é excelente. É possível rapidamente entrar no mercado de trabalho e conquistar bons salários.
Como atuar na área de Secretariado Executivo?
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a rotina e o mercado do secretariado executivo, podemos falar da melhor parte. Afinal, como atuar na área?
Faça uma faculdade em secretariado
O primeiro passo é definir qual faculdade fazer. Aqui na Pitágoras, temos um curso completo com as disciplinas de que você precisa para iniciar sua carreira:
- Comportamento Organizacional;
- Comunicação Integrada Organizacional;
- Fundamentos de Coaching e Mentoring;
- Gestão de Contratos, Terceirização e Licitação;
- Gestão de Eventos;
- Inglês Instrumental para Secretariado;
- Modelos de Gestão;
- Práticas Secretariais;
- Redação Institucional;
- Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação.
As funções que abordamos anteriormente dependem das matérias vistas na faculdade em Secretariado.
A duração do curso é de 3 semestres na modalidade EAD 100% online. Com isso, você não só consegue maior flexibilidade de horários como se adapta à educação a distância, que é cada vez mais presente nos treinamentos das empresas.
Conquiste uma vaga de secretariado
Uma das características do secretariado executivo é a confiança entre o diretor e o assessor responsável. Afinal, o profissional lidará, até mesmo, com informações sigilosas.
O ideal é buscar um primeiro emprego em função do secretariado. Após realizar um bom trabalho e valorizar ainda mais o currículo, você terá os requisitos para chegar à alta administração.
Vale ressaltar que, ao fazer o curso na Pitágoras, você adquire acesso ao Canal Conecta. Lá pode participar dos processos seletivos exclusivos em empresas parceiras e conquistar essas primeiras oportunidades.
Invista em qualificação profissional
Com a base da graduação, podemos buscar competências específicas para se destacar no mercado. Fique atento, em primeiro lugar, às características da Administração do futuro. Ter habilidades digitais e saber gerir pessoas, por exemplo, faz toda a diferença.
Você também pode ser mais atraente se aprender o negócio da empresa ou atividade principal do departamento, como noções de RH, Finanças e Contabilidade. E aprender inglês, que começa a ser visto como disciplina da graduação, é uma excelente opção para enriquecer o currículo.
Faça o networking profissional
Outro cuidado para chegar à vaga de secretariado executivo é construir o networking profissional. Como dito, a confiança é um fator decisivo para você conquistar oportunidades junto à diretoria, o que reforça o poder das indicações e dos contatos profissionais.
Tudo começa realizando um bom serviço no cargo em que você ingressar na empresa. Em qualquer setor, o secretariado sempre presta serviços internos e, em algum momento, você precisa atender profissionais de hierarquia mais elevada.
Além disso, muitas vezes, os contatos profissionais com administradores e gestores de departamentos levam a promoções conjuntas. Isto é, se o gestor local é promovido para regional, a tendência é ele buscar pessoas para montar a sua nova equipe.
Comece com a gente!
Por isso mesmo, desde a entrada em uma empresa, o secretário deve prezar pela ética e eficiência no trabalho. Afinal, boa formação, aprendizado contínuo e construção de relações de confiança são a chave para você crescer na carreira e virar secretariado executivo.
O curso da Pitágoras dá todo o suporte para você começar a sua carreira por meio de uma graduação de qualidade. Inscreva-se agora mesmo no curso e torne-se um excelente profissional!
*Sujeito a alteração